Cruzeiro em pedra com uma ligeira decoração geométrica, assente em peanha e base de pedra. Cruzeiro inserido num espaço ajardinado. Na peanha tem a seguinte inscrição: Esta cruz edificada em 1960, fica perpetuando o local onde existiu a capela de S. Luiz de data incerta até 1940.

Equipamento composto por fonte e bebedouro para animais. Apresenta duas fachadas funcionais. A fachada principal, voltada para uma área de lazer, com mesas e bandos de pedra, acolhe a bica, de pedra, com um tanque receptor, também de pedra, e de grandes dimensões. A estrutura, em pedra calcária, tem frontão simples, com remate superior em arco e remates laterais com pilastras. Na parte superior, ao centro, exibe uma tabela de pedra, com a inscrição “CM 1885” e o brasão real gravado.

Estrutura de planta circular, preenchida com blocos de cerâmica refratários; cobertura tosca em zinco. Adossado a um pavilhão, com funções de apoio/armazenamento.

Função: Industrial - Produção de cal
Estado de conservação: Mau

Próximos Eventos

Últimas Notícias

Já estão disponíveis as fotografias do XXII Torneio VelhOurém. Veja tudo
Será já nos próximos dias 18,19 e 20 de Maio, o 17º Fim-de-Semana Cultural! Haverá: Tasquinhas, Concertos, Torneio de Sueca, Passeios e muito, muito...
Tomada de Posse da Junta e Assembleia de Freguesia de Nossa Senhora das Misericórdias. No dia 20 de Outubro decorreu no salão nobre de Junta de...

Filarmónica 1º dezembro Vilar dos Prazeres

 

Sociedade Filarmónica Ouriense