Mulher Morta, a cerca de 100m das portas de Santarém e no primeiro corte de estrada à direita. O troço de calçada histórica é um percurso pedonal que nos leva até ao cruzeiro do lugar da Mulher Morta. Com base em escavações arqueológicas, crê-se que neste itinerário, ou próximo dali, tenha existido um troço primitivo à época romana, cuja presença se confirma no castelo, facilitando o acesso íngreme ao morro.

Base quadrada, peanha quadrada assente sobre a primeira; corpo encimado por cruz. Na base da cruz, na face voltada a norte, tem esculpida em alto-relevo, uma caveira. Nas restantes faces apresenta decoração vegetalista.

Equipamento em alvenaria de pedra, composto por uma fonte, estando-lhe adossado, na parte anterior, 1tanque quadrangular, de lavagem de roupa. Tem uma pedra batedeira.
A fonte, de uma bica e tanque de recepção de água rectangular (de pedra) com a boca ao nível da cota do solo, é feita com pedra não aparelhada. Tem frontão simples, cujos remates de topo vão elevando das extremidades para o centro. Exibe uma tabela com inscrição: CM 30/08/1890 - 1908.

Próximos Eventos

Últimas Notícias

Já estão disponíveis as fotografias do XXII Torneio VelhOurém. Veja tudo
Será já nos próximos dias 18,19 e 20 de Maio, o 17º Fim-de-Semana Cultural! Haverá: Tasquinhas, Concertos, Torneio de Sueca, Passeios e muito, muito...
Tomada de Posse da Junta e Assembleia de Freguesia de Nossa Senhora das Misericórdias. No dia 20 de Outubro decorreu no salão nobre de Junta de...

Filarmónica 1º dezembro Vilar dos Prazeres

 

Sociedade Filarmónica Ouriense